sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Dando voz à Democracia


Imaginemos que a democracia tivesse voz...Imaginemos que fosse uma pessoa...
Será que sairia estampada em revistas de fofoca? Será que estaria na mídia em programas de auditório?
Como reagiria ao modo como a tratamos?
O que pensaria? O que falaria?


Preciso de mim

Cansei! Cansei de movimentos que usam meu nome por destaque na sociedade, na mídia, mas que não me usam. Não aguento mais ser a responsável por tudo o que acontece no mundo político e social. Sou ré sem voz, sem defesa, sem culpa.

Sempre me reclamam, me gritam, me instigam, me procuram para ajudar. E eu? Estou lá, ora impedida (por eles), ora livre para atuar, mas estou lá. E o que eles fazem? Abusam de mim. E quem leva a culpa? Eu.

Se eles que me querem, me usam, me abusam, por que sou a culpada? Por que sobra pra mim?

Se o senador é acusado por seus erros, a culpa é minha por permitir a liberdade da imprensa. E se ele se safa, a culpa volta para mim por permitir que um Senado, eleito por eles (graças a mim), o absolva. Paciência! Minha função não é dominar as ações deles.

Se são corruptos, insanos, se não fazem bom uso do que lhes proporciono, não cabe a mim resolver seus problemas. Ou cabe?

Bem que tento. Permito que falem, que saiam às ruas, que lutem, briguem. Mas são uns acomodados, e os que me buscam são poucos e excluídos, chamados de rebeldes, loucos, utópicos. A sociedade não me deixa trabalhar.

Sinto falta do meu papel de heroína, da luta que tinham para que eu pudesse atuar, de como me queriam, mesmo que pouco diante do nada, e me usavam com dignidade.

Sinto falta de fazer parte de uma sociedade que lutava por reais ideais, pelo todo. Não quero os holofotes, nem as capas das revistas de celebridade, não quero fazer parte do sensacionalismo, nem da fama de ninguém. Quero apenas existir e trabalhar, mas que eles saibam trabalhar comigo, que me normatizem, que não me usem em função de um ou outro, mas em função do todo.

Ass: Democracia

3 comentários:

Rose Soler disse...

Eu gosto desse seu texto, mas toda vez que o leio tenho uma vontade de chorar... talvez seja pq ele me faça lembrar do meu, que perdi a chance de publicar...

Ana Flavia Cardia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Flavia Cardia disse...

toda vez que entro aqui me impressiono com seus textos! =)

que saudade de voc�!

a gente se encontra com tanta pressa, queria passar hooooooooras conversando com voc� sobre a faculdade, sobre jornalismo, sobre coisas em comum, tipo aquela pr�via que tivemos aquele dia na frente da minha igreja, claro, super corrido =/

enfim escrevi no meu blog, vai l� ver...
beij�o