segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O fascínio do jornalismo

Nunca havia parado pra refletir sobre a escolha que fiz pelo jornalismo, simplesmente escolhi. Até que há alguns meses instalei um recurso no meu blog com o qual posso saber de onde me lêem ou acessam, em qualquer parte do mundo. Desde então pude sentir uma das sensações mais impressionantes do jornalismo, o ser lido.

Ser lido por alguém do outro lado do mundo, alguém que não conhece, e nem vai conhecer, por milhares de pessoas, parece mágico. Mágico também é lidar com os diversos assuntos. Transmitir algo de bom ou ruim, contar histórias, chocar, comover, mover, alegrar, ensinar, mudar e aprender.

Sem contar o fato de sermos como arquitetos, encaixar as peças das diferentes fontes, falar com imagens, refazer situações e conta-las. Incrível, porém perigoso. Está nas mãos de um jornalista falar a verdade e não o que julga ser melhor, por isso, a profissão exige mais que responsabilidade, exige respeito por quem lê, pela fonte, pela sociedade e sua liberdade e direito de saber o fato o mais próximo possível da realidade.

Jornalista é aquele que doa muito e ganha pouco, que vive no glamour sem tê-lo, que não tem fome, sede, vontade ou sono. E mesmo assim é fascinante.

Talvez não possa dizer o porquê escolhi seguir a carreira, e talvez mudar o mundo, ou melhora-lo seja uma utopia, lugar comum entre os estudantes. Mas se um dia perder esse sonho, melhor trocar de profissão.

2 comentários:

Rose Soler disse...

Honestamente, até hj não parei prá pensar direito pq escolhi o Jornalismo.

Não diria que o jornalismo me escolheu, como já ouvi há alguns semestres. Diria talvez que foi uma casualidade ter me encontrado no jornalismo. Talvez seja uma forma de trabalhar minha curiosidade excessiva, minha paixão pela leitura, minha empolgação prá escrever e, quem sabe, diminuir minha timidez.

Tudo isso ainda é muito precoce prá mim, pois tudo o que conheço do jornalismo é o que tenho visto no ambiente da faculdade. Mesmo assim espero que o tempo não apague minha fascinação pelo jornalismo, e que um dia eu não me pegue dizendo: "que saco, mais uma matéria prá fazer"...

Lívia Lima disse...

O que mais me pergunta não é porque escolhi o jornalismo, e sim porque não desisti dele....no curso a gente só aprende que é um meio onde as pessoas se corrompem, onde não há verdade certa, onde "tudo que é sólido desmancha no ar" e ainda assim somos apaixonados por essa profissão....

Acho que o jornalismo é como um caminho pelo qual não se tem masi volta....