terça-feira, 15 de maio de 2007

No Fim Muda Tudo

Toda garota já sonhou em ser uma princesa. Ter criados, um armário repleto de roupas lindas, sapatos, jóias, óculos, cabeleireiro particular... Ou simplesmente estar bonita o tempo todo, acordar arrumada, dormir impecável em um quarto maravilhoso, e principalmente ser o centro das atenções, todos babando ao redor.

Maravilha! Quer coisa melhor pro ego feminino? Quer coisa melhor pro ego humano? Quer vida melhor? Mas no fim, não muda nada!!!

Toda garota cresce no imaginário dos contos de fada, as da minha geração (e algumas antes também), no imaginário da Disney. Com as que estão nascendo não acontece diferente. E é tudo mágico, como no “Diário da Princesa” que mostra o dinheiro comprando a beleza, ou nos desenhos, onde as vilãs são sempre mais feias e destrambelhadas.

Mas no fim não muda nada!!!

Toda garota já sonhou em sair do mundo real, do mundo em que as feias e destrambelhadas não valem nada, do mundo das marcas famosas e da magreza, do mundo das rejeitadas, do mundo das que precisam gritar, e gritar bem alto para serem ouvidas, notadas.

Mas no fim não muda nada!!! O que elas fazem pra mudar? Pra serem ouvidas? Seguem esses padrões, correm atrás da beleza ao invés de gritar mais alto ainda dizendo: “Eu tenho conteúdo”.

Toda garota sonha (ou sonhou) com o príncipe encantado. Não interessa qual o encanto, interessa o quão encantado ele é no imaginário dela. Sonha com os fogos na hora do beijo, com as palavras bonitas...com aquele cara perfeito, lindo, aos seus pés, que concorda com tudo, que seja forte, que a proteja (mesmo que o feminismo diga que não) e que tente agrada-la acima de qualquer coisa. Sonha formar o casal perfeito, bonito, rico, feliz...o casal dos filmes...sem problemas, sem brigas, sem cobranças... Que mágico!!!

Mas de repente as coisas começam a mudar! Ao encarar o mundo real, ela não só não encontra esse príncipe, como vê que todo esse sonho era bobeira. De repente ela encontra quem a faz se sentir notada estando feia ou bonita, com guarda-roupa abarrotado ou não, dormindo, acordando, depois de um dia corrido. Ela encontra o garoto comum, que vai ouvi-la, vai amar suas idéias, vai brigar quando precisar,vai ensinar, e principalmente vai olhar além do decote, ter a capacidade de amar, de entender, de aceitar.

Tantas coisas que os filminhos também ensinam, mas que são ofuscadas pelo resto que atrai bem mais. Resto que é tão vago quanto o dinheiro que o proporciona. No fundo, esses filmes, falam sobre o respeito, a bondade, o perdão, o amor incondicional, ao próximo, à natureza, ao “príncipe”... Coisas simples...

Mas que no fim mudam tudo!!!!



obs: Texto de desabafo da minha amiga Rosangela: http://landjackman.blogspot.com/

6 comentários:

Cibele Lima disse...

Somos princesas da vida real...Real não apenas de verdadeiro, mas de realeza...
Nossa realeza está em nossas convicções, nossos sonhos, nossa honra feminina!!

bjsss... adorei seu texto!!

Anônimo disse...

Só quero deixar um beijo pra minha princesa!!! Só uma princesa é capaz de demonstrar tanto amor assim!!!
Beijos

Lívia Lima disse...

Eu semrpe assisti os filmes de princesa mas sempre fui muito preguiçosa pra me tornar uma...eu tenho vontade de vir de pijama todo dia pra faculdade....

Mto bom seu texto Ta...ate que enfim vc postou!!!!

Pra terminar uma frase da musica do Charlie Brown: "As flores sao bonitas em qualquer lugar do mundo, muita gente tem forma, mas nao tem conteudo"

Rose Soler disse...

Enfim, depois de tantas cobranças (presenciais e via msn..rsrs)consegui ler o post..rs
Realmente, tenho que admitir que me enxerguei em muitas frases deste texto. Ok, quem ler esta minha resposta, juntamente com meu texto (linkado abaixo do seu) pode pensar que eu me preocupo com estes "valores". Mas quem me conhece de verdade sabe que não.
Que não me importo com a roupa que uso, com o estilo que faço, com a impressão que passo aos outros ou com o estilo dos "príncipes" que elejo ("príncipes estes que, muitas vezes, mostram seu "lado sapo"..rs)
Apenas o que me incomoda, e me levou a escrever tudo aquilo foi uma fase. Muitas pressões, uma certa intransigência e um desejo incontido de me teletransportar para o mundo ideal, onde todos os meus desejos se realizem. Onde tenha tudo.
Mas enfim... já estou me acostumando novamente com o mundo real. Com as cobranças, o julgamento prévio, a estereotipação e os atritos.
É, nem tudo pode ser como eu desejo, mas vale a pena sonhar né?rs

Adorei sua resposta ao meu pessimismo..rsrs

Bianca Hayashi disse...

Quero ser rainha!

Thiago disse...

Concordo plenamente.
Você se demonstrou super madura e que sabe respeitar seus próprios sentimentos e o dos mais próximos a vc.
PARABÉNS