quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Pequi


"Num guento ess chero di piqui!!!" A mineira exclama olhando pra mim, como se eu fosse a responsável pela banquinha instalada na calçada.

Justo eu!Lembro que quando era criança, passava pelas ruas de Anápolis(GO) reclamando do cheiro que tomava conta da cidade quando os camelôs resolviam se instalar no centro, um, ou mais, em cada esquina.

Pequi: Fruto típico do cerrado, verde por fora, amarelo por dentro, um bonito amarelo bem brasileiro. Perfume marcante, assim como o gosto meio adocicado.

Conta a lenda que o fruto surgiu da tristeza de uma mãe que teria de enviar o filho à guerra, então, Cananxiué, o deus deles, ao vê-la em prantos abaixada diante das pegadas do filho diz:

Das tuas lágrimas nascerá uma planta que se transformará numa árvore copada. Ela dará flores cheirosas que os veados, as capivaras e os lobos virão comer nas noites de luar. Depois, nascerão frutos. Dentro da casca verde, os frutos serão dourados como os cabelos de Uadi. Mas a semente será cheia de espinhos, como os espinhos da dor de teu coração de mãe. Seu aroma será tão tentador e inesquecível que aquele que provar do fruto e gostar, amá-lo-á para jamais o esquecer. Como também amará a terra que o produziu. Todos os anos, encherei, generosamente, sua copa de frutos, que os galhos se curvarão com a fartura. Ele se espalhará pelos campos, irá para a mesa dos pobres e dos ricos Quem estiver longe e não puder comê-lo sentirá uma saudade doida de seu aroma. Nenhum sabor o substituirá. Ele há de dourar todos os alimentos com que se misturar e, na mesa em que estiver, seu odor predominará sobre todos.

Na culinária goiana é tradicionalmente preparado com arroz, ou frango, ou os dois juntos, dando um belo colorido ao prato. Aos poucos o pequi ganha o mercado em forma de licores, óleos, compotas doces e salgadas, e outras invenções como sorvete.

Pra mim pequi é goiano, e não adianta me dizer o contrário. Por isso é muito bom encontrar na ruas de BH (MG), e até de São Paulo. Sim a maior cidade do Brasil se rendeu aos encantos do fruto do cerrado. O centro da capital paulista está repleto de banquinhas, como as de Anápolis, em busca de conquistar consumidores. Da mesma forma, o perfume emana pelo ar, vê-se paulistas fazendo careta, ou maravilhados, vê-se olhos curiosos diante da casca verde com recheio amarelo, vê-se o meu Goiás presente em SP.

Hoje, aquela que reclamava do cheiro, tem orgulho dele. E ao senti-lo quase chora. De saudades da terra, quando pode ter um pedacinho dela mesmo estando longe, e de emoção, pois agora, todos vão saber um pouco mais da cultura desse nosso grande Brasil, que é belo em cada canto como em Minas, São Paulo e Goiás.

Atenção paulistas! Muito cuidado ao experimentar o pequi. Se morder, vai conhecer a ira de um goiano...hehe. Dentro do fruto encontran-se espinhos, por isso, pessam ajuda de quem conhece antes de esperimenta-lo, ou tentar morder.

Lenda do pequi: http://www.altiplano.com.br/Pequi6.html

10 comentários:

Cibele Lima disse...

Adoro pequi!! Palavras de uma paulistana hein!!!
Se pra vc as lembranças são de Goiás, para mim as lembranças são aqui de São Paulo, na zona leste... em uma humilde casa aprendi com meus tios a comer e a gostar de pequi.

E hoje, ao ler seu post sinto saudade de vc aqui em Sampa, no ônibus, chegando no terminal de onibus Pq. D. Pedro.

bjssss e até ano que vem!! rs

Carlinhos Veiga disse...

Talita, gostei do texto! Muito bom... Tá na época do pequi e já é possível sentir seu aroma pelos cantos da cidade. Hoje mesmo me lambuzei roendo uns caroços.

Abraços,

Carlinhos Veiga

Rose Soler disse...

Bem, não conheço pequi (só de vista, claro..me lembro daquele dia no terminal parque dom pedro, quando vc me mostrou o que era pequi..rsrs), mas lendo seu texto me lembrei de algo que sempre comia quando era criança, e que tb não é lá muito conhecido: graviola.

É uma fruta doce, muito doce. Verde e bem grande. E que me faz voltar no tempo a cada vez que eu como um pedaço ou bebo um copo de seu suco. Ah, como fazia isso quando era criança..tão bom!!!!

Bem, quem sabe um dia eu experimente pequi. Puro, pq a idéia de comer frutas com arroz ou frango não me agrada nem um pouquinho.. (ok, sou chata..rsrs). Mas nesse dia terei de "pedir ajuda aos universitários"..Vc me ajuda?rsrs

Lindo texto. Demorou prá atualizar hein?rsrs

Bjos

Lívia Lima disse...

Amoooooooooo..........

Mas confesso que mesmo sendo filha de mineiros, não consigo comer direito, por isso eu ralo o pequi com o garfo pra por no prato e comer com arroz......que delícia.......e agora está na época de pequi aí em Minas, vc podia trazer uns hein Talita....imagine o "aroma" na mal kkkkkkk

bjs....saudades.........

Lívia Lima disse...

na mala.........corrigindo

Bianca Hayashi disse...

*A perdida chegando*

Nunca nem vi um pequi :P
Mas parece bom ^^ Me apresenta?

Cibele Lima disse...

`traz pequi pra mim??? e doce deleite de viçosa???
hum...eu quero!!

bjs ci

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Renata disse...

Nunca comi pequi. Mas já vi umas banquinhas em volta do Mercado Central.
É um boa oportunidade pra eu experimentar! :)

Poker Pot disse...

You have quickly thought up such matchless phrase?