quarta-feira, 13 de junho de 2007

Ser Mineiro


"Ser mineiro é não dizer o que faz nem o que vai fazer; é fingir que não sabe aquilo que sabe; é falar pouco e escutar muito; é passar por bobo, é vender queijo e possuir bancos.

Um bom mineiro não laça boi com embira, não dá rasteira no vento, não pisa no escuro, não anda no molhado, não estica conversa com estranho.

Só acredita na fumaça quando vÊ fogo; só arrisca quando tem certeza; não troca um pássaro na mão por dois voando.

Ser mineiro é dizer "uai", é ser diferente. É ter marca registrada. É ter história.

Ser mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância; ser mineiro é ver o nascer do sol e o brilhar da lua, é ouvir o cantar dos pássaros e o mugir do gado; é sentir o despertar do tempo e o amanhecer da vida.

Ser mineiro é ser religioso e conservador; é cultivar as letras e as artes; é ser poeta e literato; é gostar de política e amar a liberdade; é viver nas montanhas, é ter vida interior, é ser gente."


Frei Beto

"Oh! Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais..."

Essa música passou a fazer muito sentido pra mim nos ultimos anos.
Não sou mineira, sou goiana, filha de mineiro com paulista, e amo tanto Goiás como SP, mas fico mais mineira a cada dia...e estou até perdendo a vergonha do UAI , também falado em minha terra natal.
Por que? Sei lá?
Porque a cada partida morro de saudade...Porque lá a Rinite não ataca...porque queijo é muito bom, torresmo, frango com quiabo também...Porque doce de leite é manjar dos deuses...Porque lá você descobre o motivo da capital se chamar BELO HORIZONTE. Porque "essa terra fez brotar em mim uma paixão, dessas que jamais tem fim. De repente descobri que tenho um coração, muito mai mineiro batendo dentro de mim". Porque é terra de grandes poetas, grandes artistas...É terra de cultura...Porque os mineiros são encantadores, Muito encantadores!!!!

5 comentários:

Lívia Lima disse...

Ta mto legal esse texto do Frei Beto...........
Mas Ta não esquece que vc não é mineira......hehehehe

O importante é ser mineira de coração......isso nós duas somos......


bjs

Rafael Zito disse...

depois desse belo texto fica dificil nao acreditar q vc nao eh mineira. Quanta paixao heim??

acredite se quiser, eu amo sao paulo apesar de tudo hahahaha.

bjos ta

Rose Soler disse...

Realmente, se alguém duvidava que vc amava Minas Gerais agora ninguém mais duvida..rs
Imagino que Minas deva ser muito bonita, mas prá mim não há lugar como São Paulo. Mesmo sendo poluída, barulhenta e cinza..rs
Até pq aqui estão todos os que fazem parte da minha vida: meus pais, meus amigos, meus familiares e... deixa quieto vai..rsrs
Como diria a Jéssica, leia nas entrelinhas...rsrs

Bjs

RDS disse...

Pouco partidária, né? hehe
Mas sem dúvida muito poético, tanto o frei como vc.
Concordo com algumas coisas, dei risada com outras, mas Minas me encantou quando estive por lá, passei por várias cidades mas parei em poucas, mas me encantou. De tudo o que deve ser ressaltado num ótimo local, esqueceu-se de dizer das lindas meninas e da curiosidade que têm. O que dá inteligencia de descoberta e um tom subjetivo tb rsrs.
Beijos

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.