quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Preciso de chinelos


Percebi que estava estressada, cansada, sem vida, quando notei que não tirava meus chinelos do armário a mais de 1 mês. “Preciso de chinelos novos!”, pensei. “Esses não vão agüentar muito mais”. Há anos não comprava chinelos, os meus estavam conseguindo acompanhar o ritmo. Mas estavam tão mal acostumados que arrebentaram logo.

Chinelos: Sapatos simples que protegem a sola dos pés. Podem ser de pano, borracha, plástico, couro,até EVA. Há algum tempo deixaram de ser tão simples assim, “as legítimas” com aplicações de cristais Swarovski custam preço de sapatos fechados, geralmente pago por quem não tem tempo de tirar os sapatos.

Sapatos: Uma invenção maravilhosa que diz muito da personalidade da pessoa, fazem parte significante da moda carregando histórias dos países, transformando um look, diferenciando. Marcam também as diferentes culturas.

Os japoneses tradicionais usavam chinelos, talvez por isso fossem tão calmos. Na Av. paulistas vemos um enorme desfile de scarpins altíssimos, lindos, refinados, nada confortáveis, e pessoas estressadas.

Se você acha que não tem nada a ver, pense na relaxante cena do trabalhador chegando em casa, sentando em uma poltrona e calçando seus chinelos. Ela não é vã. Pelo contrário, representa o merecido descanso no fim do dia. O descanso para os pés, para o corpo, representa o aconchego, o prazer de voltar pra casa.

Sem termos tempo de calçá-los, levamos os chinelos para a moda, transformando-os em chics. Mas continuamos cansados.

Hoje aprecio o prazer de chegar em casa e calçar meus chinelos, ou pantufas, de comprá-los, mesmo que o preço esteja cada vez mais alto. No mundo que diz ser o tempo dinheiro, paga-se caro pelo pouco uso do descanso.

Retirei meus chinelos do armário e apreciei o merecido descanso. Hoje, pra ser sincera, eles nem voltam pra lá. Mas as férias estão acabando, os chinelos voltaram a ser raros, como o tempo, como o descanso, como o dinheiro que faz com que o deixemos no esquecimento.

10 comentários:

Lívia Lima disse...

Em Memórias Póstumas, Machado filosofa sobre esta questão e fala que a maior virtude de um sapato apertado é o prazer que ele dá quando o descalçamos....pois eu prefiro nem calçá-los...por mim vivia de chinelos....

Ta nossas férias estão acabando e isso é muito triste mesmo....mas é bom que a gente vai se rever...estou com saudades....

traga seus chinelos, vamos com as legítimas para a facu (fetiche da elite como uma vez o Renan me disse)e assim quem sabe vai parecer que as férias ainda não acabaram...

bjs e vê se comenta no meu blog tbm

Renata disse...

Oi, Talita!
Gostei muito do seu texto!!! Você escreve muito bem!
Realmente, calçar os chinelos é tudo de bom!!
As pantufas então... HAhahahahaha!
Beijos

Bianca Hayashi disse...

Isso me lembra que eu mesma não tenho chinelos. o.O
Em casa ando descalça, na casa dos outros ando descalça. xD~
Só uso chinelo (emprestado, da minha irmã) quando vou à praia (ou seja, raramente xDDD).

E a imagem do trabalhador me evocou histórias do Chico Bento... boa!

Beijos, moça sumida! ^^

Rose Soler disse...

Chinelos estão comigo o tempo todo. Assim que chego em casa abandono meus tênis (os grandes companheiros do meu dia, apesar dos pedidos de todos para que eu comece a usar sapatos..rs) e vou ao encontro das minhas confortáveis havaianas..até quando vou no mercado ou na padaria..prá desespero da minha mãe..rsrs.

Adorei o texto. Demorou prá atualizar hein?rsrs

Bjos

Ps: A última vez que comprei chinelos novos foi quando fomos para o Paraguai. Ali, quando chegávamos cansadas de tanto andar percebi o quão confortável pode ser um par de chinelos...

L. G. Freire disse...

Tem gente precisando atualizar o blogue ;)

rsrsrs

Cibele Lima disse...

Nossa!! Faz tempo q não passo por aqui...rs!!
Chinelos... a-d-o-r-o!! Em casa ou chinelos ou descalça...Mesmo na Anita. Ela é tão novinha... não merece sofrer os pezinhos...rs!
Chinelo é chinelo...havaianas, Ipanema, Rider, sem marca... O que importa é o conforto!!

belíssimo texto!!!

bjs Ci

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Servidor, I hope you enjoy. The address is http://servidor-brasil.blogspot.com. A hug.

Unknown disse...

Talita....
Aqui é Décio do Tomates & Bananas, amigo do Edson.
Se vc puder, ligue no 50443665 e converse com o Décio( que é meu pai).
Atenciosamente
Décio Filho

Anônimo disse...

democracies medieval silg freud ptwebsite strauss pandora dublin failures ingenuity essa
semelokertes marchimundui

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Necesitas ganar dinero y no sabes que hacer[/b]
Nosotros hemos encontrado la mejor guia en internet de como trabajar en casa. Como fue de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]